.

Procuradora é vítima de golpe de falso sequestro de parente

13 Abr2021

Por Jbelmont às 12h05

Uma procuradora de justiça aposentada viveu momentos de terror nesta terça-feira(13) após ser vítima de “falso sequestro”. Inicialmente, familiares acreditavam que Lúcia Lins Bahia teria sido sequestrada, diante de ausência de informações de seu paradeiro e algumas movimentações bancárias atípicas.  Na verdade, ela recebeu uma ligação de bandidos que informavam que estavam com um parente, o que a fez tomar providências e atender as chantagens dos marginais durante o calor das emoções.

A procuradora, então, realizou algumas movimentações bancárias. Apesar do prejuízo financeiro e emocional, felizmente, não esteve presencialmente nas mãos dos golpistas, e passa bem.

bg

 

Deixe seu comentário

Família pede desesperadamente informações de procuradora vítima de sequestro relâmpago em Natal

13 Abr2021

Por Jbelmont às 11h47

Foto: Reprodução

Família busca, desesperadamente, informações sobre procuradora de justiça aposentada vítima de um sequestro relâmpago.

Lúcia Lins Bahia estava em um Honda Civic de placas NNO 7856. Segundo apurações, há movimentações de saques em dinheiro e transferências.

Quem souber de informações entrar em contato através dos números:

999 481 736 (Fabíola)

998 442 233 (Felipe)

988 235 634 (Christiano)

999 817 356 (Thiago).

DESAPARECIDA
NATAL
PROCURADORA

 

BG

Deixe seu comentário

86 profissionais da saúde morreram de Covid-19 no RN desde o início da pandemia

13 Abr2021

Por Jbelmont às 11h42

Ilustrativa

O médico João Joaquim Cavalcante Neto, de 61 anos, conhecido como Doutor João, trabalhava em Natal como pediatra nas UPAs do Potengi e de Cidade da Esperança, além do Hospital dos Pescadores e da UBS de Mãe Luiza durante pandemia da Covid-19. No início de março deste ano, ele contraiu o vírus e não resistiu à doença, morrendo no dia 29 – após 19 dias de internação no Hospital de Campanha.

A família do médico ainda viveu o drama de ver a filha dele, a estudante de medicina Emilly Cavalcante Belarmino, de 25 anos, morrer dois dias depois do pai, também vítima da doença.

Em janeiro deste ano, a enfermeira mossoroense Suely Gurgel, de 40 anos, também perdeu a vida depois de quase dois meses internada lutando contra a Covid-19. Ela morreu sem saber da morte da mãe, um mês antes.

Doutor João e Suely estão entre os casos recentes do total de 86 profissionais de saúde que morreram de Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte desde o início da pandemia. Os dados constam em um relatório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN) e foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ao G1.

Segundo a pasta, ainda há 12 óbitos de profissionais da saúde sendo investigados, para saber se ocorreram por Covid-19. Os dados são referentes até o dia 4 de abril. Seis profissionais estão internados no momento.

G1 RN

Deixe seu comentário

Previsão da semana é com maior quantidade de chuvas no RN

13 Abr2021

Por Jbelmont às 08h28

A previsão do tempo para a semana promete maior quantidade e melhor distribuição de chuvas no Rio Grande do Norte. É o que apontam as análises da unidade instrumental de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn. A previsão da semana é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuva isoladas no interior, durante a tarde e noite. No Litoral Leste e Agreste, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas a qualquer hora do dia.

O chefe da unidade, Gilmar Bristot, explica que as chuvas do final de semana aconteceram, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), juntamente com restos de uma Frente Fria, situação que deverá permanecer nos próximos dias. “Depois de uma semana com pouca chuva no Estado devido a um bloqueio atmosférico, as chuvas voltaram a ocorrer em praticamente todas as regiões do Estado. A expectativa é que ocorram mais chuvas na Chapa do Apodi e Serra de São Miguel, e em outras com menos como no caso de grande parte da Região Central. As chuvas aconteceram devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), juntamente com restos de uma Frente Fria”, destacou.

Com relação as temperaturas, em Natal, a previsão é de variação entre 24 oC, durante as madrugadas e 30 oC, durante as tardes. Já no interior, no Seridó por exemplo, o termômetro deverá oscilar entre 20oC e 32oC. Nas regiões Serranas, a previsão indica variação entre 20oC e 31oC.

PREVISÃO DA SEMANA

12/04/21- segunda-feira- Céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuva isoladas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas a qualquer hora.

13/04/21- terça-feira- Céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

14/04/21-quarta-feira- Céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

15/04/21-quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

16/04/21-sexta-feira- Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

17/04/21– sábado- Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

18/04/21- Domingo- Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

Deixe seu comentário

Ajuda federal foi fundamental para RN não entrar em colapso, diz secretário de Tributação

13 Abr2021

Por Jbelmont às 08h18

O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, admitiu que sem os recursos enviados pelo Governo Federal ao Rio Grande do Norte o Estado teria entrado em colapso financeiro durante a pandemia. Para o auxiliar da governadora Fátima Bezerra (PT), a ajuda do Governo Bolsonaro foi “fundamental”, inclusive, para manter o pagamento em dia dos salários dos servidores.

“Foi fundamental pra a gente atravessar esse momento, sem esses recursos a gente teria colapsado aqui no Estado, não teria condições financeiras de expandir a rede assistencial que a gente tem, a gente não teria condições de manter – esses recursos de livre uso que se chama – de manter os pagamentos dos servidores em dia, esses recursos foram fundamentais”, disse o secretário em entrevista ao Repórter 98 nesta segunda-feira (12).

O secretário também dividiu os méritos do envio desses recursos com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

“Eu não tenho procuração pra fazer isso, mas a gente cabe a César o que é de César: o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi fundamental nesse processo e também no auxílio emergencial, que inicialmente era de R$ 200 e passou a R$ 600”, lembra.

GRANDE PONTO

Deixe seu comentário

Babá volta atrás e confirma à polícia agressões de Dr. Jairinho ao menino Henry

13 Abr2021

Por Jbelmont às 08h15

Em novo depoimento à polícia, a babá Thayná Ferreira, 25, voltou atrás e afirmou que o menino Henry Borel, 4, era agredido dentro de casa pelo namorado da mãe, o vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (afastado do Solidariedade).

No primeiro depoimento, Thayná disse que nunca notou nada de anormal na relação entre o casal e o menino. A polícia descobriu, no entanto, que um mês antes da morte da criança ela trocou mensagens com a mãe de Henry, a professora Monique Medeiros, sobre agressões que aconteciam no apartamento em que a famíia morava, na Barra da Tijuca.

No segundo depoimento, que começou no meio da tarde desta segunda-feira (12) e avançou até a madrugada desta terça-feira (13), a babá teria relatado, segundo o Jornal da Globo, dois episódios de agressões do padrasto contra Henry.

Ela também contou aos policiais que a versão do seu primeiro depoimento foi combinada com os ex-patrões. Ela aceitou por medo de retaliações. Além disso, teria sido orientada por Monique a apagar a troca de mensagens por celular.

Thainá chegou e saiu da 16ª DP, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, com o rosto coberto por um casaco.

A babá e a faxineira Leila Rosângela Mattos, 57, tiveram um encontro com o advogado de Dr. Jairinho Dias antes de prestarem depoimento à polícia. Elas mesmas contaram que a irmã do vereador pediu que fossem ao escritório de André França Barreto no dia 18 de março.

A defesa afirma que a babá foi orientada a dizer a verdade e relatar o que havia presenciado, de forma ética e legal, e que não há provas de que os depoimentos tenham sido influenciados.

A Justiça do Rio de Janeiro negou nesta segunda pedido de habeas corpus da defesa do vereador e de professora Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, 4.

Os dois foram presos temporariamente na quinta-feira (8), sob suspeita do homicídio qualificado de Henry, após decisão judicial favorável a representação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O órgão pediu a prisão por 30 dias, já que o crime é considerado hediondo.

Laudo da reprodução da morte do menino Henry aponta que o menino já estava morto havia ao menos uma hora quando foi retirado pela mãe e o padrasto do apartamento onde morava. A conclusão dos peritos veio a partir das imagens do elevador, que marcam 4h09min do dia 8 de março.

A Folha teve acesso a uma foto do vídeo, que mostra a criança de pijamas, envolvida em uma manta no colo da mãe, com os olhos revirados e pálida. Ao lado da professora Monique está Dr. Jairinho, com uma bolsa nas mãos.

FOLHAPRESS

Deixe seu comentário

Ministro da Saúde assegura que quem já se vacinou tem segunda dose garantida

13 Abr2021

Por Jbelmont às 08h05

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu, na noite desta segunda-feira (12/4), em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, que não faltarão vacinas para as pessoas que já tomaram a primeira dose do imunizante. Segundo ele, já são 1 milhão da vacinados todos os dias. “Somente agora, no mês de abril, nós já temos asseguradas mais de 30 milhões de doses”, ressaltou.

Queiroga foi o convidado desta segunda-feira (12/4) do Sem Censura, programa que foi reformatado pela TV Brasil. Para entrevistá-lo, foram convidadas as jornalistas Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles, e Carla Araújo, do UOL.

O ministro apelou para as pessoas que se vacinaram que tomem a segunda dose, já que mais de 500 mil pessoas não voltaram aos postos de vacinação no dia previsto. “A vacinação é a saída, é o passaporte da esperança”, disse o ministro sobre o exemplo de Serrana (SP), que zerou a busca por UTI após participar de projeto piloto de vacinação em massa.


Testes

Questionado sobre testes RT-PCR, para detectar a Covid-19, que seguem encalhados no Ministério da Saúde, Queiroga respondeu: “A curto prazo [vamos distribuir]. Conseguimos com a iniciativa privada a outra etapa dos testes e vamos dispensar pra municípios e estados”, prometeu.

Como mostrou o Metrópoles no último dia 4 de abril, 2,8 milhões de testes estão parados no Ministério da Saúde, mesmo após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estender o prazo de validade até maio e junho deste ano.

Sobre tratamento precoce, o ministro afirmou que isso, em nenhum momento, foi defendido. “Se defendeu atendimento precoce e autonomia do médico”, argumentou o ministro.

“Autonomia médica é algo milenar. E o uso de medicamentos off label é, em relação à Covid, uma prática. Porque essa doença é nova e não temos, mesmo nos medicamentos onde há aceitação da classe médica e estudos, não temos na bula essa indicação”, completou.

“Covid veio para ficar”

Na entrevista na TV Brasil, Queiroga disse ainda que “a Covid-19 é uma doença que veio para ficar, mas precisamos cessar seu efeito pandêmico”, defendendo a vacinação e reforçando a promessa de tentar vacinar em média um milhão de pessoas por dia. “Vacinação anual ainda não sabemos, mas é possível que precisemos sim. Vamos ter que conviver com o que já se convencionou chamar de ‘novo normal’”.

O ministro ainda tentou blindar o ministério da pressão política do debate da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado. “Estou muito mais preocupado com CTI do que com CPI”, disse ele.

“O Ministério cuida de política de saúde, não de política na saúde. Mas o Congresso é soberano para instaurar CPIs e, se for o caso, vamos prestar informações do que tem sido feito”, prometeu.

METRÓPOLES

Deixe seu comentário

Bolsonaro sobre senador: “Vou ter que sair na porrada com um bosta desses”

12 Abr2021

Por Jbelmont às 23h04

DANIEL CARVALHO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) –

Em conversa gravada com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) na noite de sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de “bosta” e afirmou que teria que “sair na porrada” com o autor do requerimento de criação da CPI da Covid.

“Se você [Kajuru] não participa [da CPI], vem a canalhada lá do Randolfe Rodrigues para participar e vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”, afirmou Bolsonaro em áudio divulgado por Kajuru na manhã desta segunda-feira (12) na Rádio Bandeirantes.

No domingo (11), Kajuru havia divulgado gravação de uma conversa telefônica entre ele e Bolsonaro. No trecho que veio a público, Bolsonaro pedia ao senador que ampliasse o escopo da CPI para que atingisse também prefeitos e governadores.

Bolsonaro disse que, se os senadores não mudarem o escopo da CPI, ampliando para investigar as ações de governos regionais também, será investigado apenas o governo federal e seus aliados. Segundo ele, vão ouvir “só gente nossa” para produzir “relatório sacana”.

“Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada”, disse ao senador.

Na manhã desta segunda-feira, ao conversar com apoiadores, Bolsonaro condenou o registro e a divulgação do diálogo, sugerindo que não sabia que estava sendo gravado.

“O que está em voga hoje em dia é que eu fui gravado numa conversa telefônica, a que ponto chegamos no Brasil aqui. Gravado”, disse Bolsonaro, segundo imagens divulgadas na internet por um apoiador.

“Não é vazar. É te gravar. A gravação é só com autorização judicial. Agora, gravar o presidente e divulgar. E outra, só para controle, falei mais coisas naquela conversa lá. Pode divulgar tudo da minha parte, tá?”, complementou o presidente na porta do Palácio da Alvorada.

Kajuru, então, concedeu uma entrevista à Rádio Bandeirantes para explicar ao apresentador José Luiz Datena.

À rádio Kajuru disse ter avisado a Bolsonaro às 12h40 de domingo que, em 20 minutos, divulgaria o áudio da conversa. De acordo com o senador, todos sabem que ele grava conversas telefônicas e que já divulgou outros diálogos que teve com Bolsonaro.

Além disso, disse o senador, em nenhum momento o presidente pediu que ele não publicasse o áudio.

“No caso do presidente Bolsonaro, eu avisei ontem [domingo], 12h40, ao ligar para ele para contar sobre o requerimento feito, que eu subscrevi, do senador Alessandro Vieira, nós dois somos do mesmo partido, o Cidadania. Que é exatamente o quê? É estender a CPI para governadores e prefeitos”, disse Kajuru.

“Falei ‘presidente, vou colocar agora, uma hora da tarde, a nossa conversa, que vai ser importante’. Porque foi um desabafo dele. Então, eu considerei que aquilo, para mim, como várias vezes eu já conversei com ele e coloquei no ar falas dele, eu voltei a fazer isso porque para mim foi uma proteção a ele para mostrar ao Brasil inteiro que ele está se sentindo prejudicado e, repito, usou a palavra sacana porque realmente ele estava chateado”, afirmou o senador.

Kajuru disse que, para proteger Bolsonaro, omitiu o ataque a Randolfe Rodrigues.

“A única parte da entrevista que não coloquei para protegê-lo, porque acho que foi desnecessário, foi quando ele ofendeu um senador e falou que ia para a porrada com este senador. Falei ‘presidente, calma, não é hora disso, presidente'”, relatou Kajuru.
Durante o programa, Datena mostrou a Kajuru a fala de Bolsonaro aos apoiadores, autorizando-o a divulgar toda a conversa.

“Ele não está dizendo que eu menti. Ele está dizendo que eu não coloquei tudo o que ele falou. E ele sabe o que ele falou. Se ele quer que eu coloque, eu coloco”, afirmou, antes de pedir a um assessor que selecionasse o trecho para exibição.

“Se ele deseja paz com a CPI, eu colocar no ar a parte do que ele falou, ele iria arrumar uma briga com todos os senadores. Agora, ele quer, ele vai ter”, disse Kajuru.

Ao jornal Folha de S.Paulo o senador disse não ter sido procurado por Bolsonaro depois da divulgação dos áudios e disse que, apesar da reação do presidente, não mudou de opinião sobre a ampliação do escopo da CPI. “Não sou rancoroso. Não tenho isso dentro de mim”, afirmou.

Também em entrevista à Rádio Bandeirantes, Randolfe disse que “o presidente devia ter coisas mais importantes para se preocupar do que chamar senador para briga de rua”. “Eu não sei o presidente, mas eu não tenho idade para participar de briga de rua”, disse Randolfe.

Filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) informou que irá representar contra Kajuru no Conselho de Ética do Senado.

Deixe seu comentário

Brasil volta a bater recorde com pior média de mortes por Covid; foram 3.125 óbitos por dia na última semana

12 Abr2021

Por Jbelmont às 20h36

País contabilizou 13.521.409 casos e 355.031 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa.
Por G1

O país registrou 1.738 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda-feira (12) 355.031 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias bateu um novo recorde e chegou a 3.125. É a pior média móvel de mortes pela doença já registrada, superando o número de 1º de abril (3.119). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +15%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Já são 82 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 27 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e já são 17 dias com a média acima da marca de 2,5 mil. Pelo terceiro dia seguido a média de óbitos pela doença aparece acima da casa de 3 mil --algo que ainda não havia sido registrado.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Terça (6): 2.775
Quarta (7): 2.744
Quinta (8): 2.818
Sexta (9): 2.938
Sábado (10): 3.025
Domingo (11): 3.109
Segunda (12): 3.125 (recorde)
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 13.521.409 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 38.866 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 71.174 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.

Onze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: AP, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PI, PR, RJ e SP.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados
Mortes e casos por cidade
Veja como está a vacinação no seu estado
Brasil, 12 de abril
Total de mortes: 355.031
Registro de mortes em 24 horas: 1.738
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 3.125 por dia (variação em 14 dias: +15%)
Total de casos confirmados: 13.521.409
Registro de casos confirmados em 24 horas: 38.866
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 71.174 por dia (variação em 14 dias: -6%)
Estados
Subindo (11 estados e o DF): AP, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PI, PR, RJ e SP
Em estabilidade (11 estados): AC, AL, AM, BA, CE, MT, PA, RN, RR, SE e TO
Em queda (4 estados): PB, RO, RS e SC
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 1.480 óbitos e 35 mil novos casos nas últimas 24h

12 Abr2021

Por Jbelmont às 19h27

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (12):

– O país registrou 1.480 óbitos nas últimas 24h, totalizando 354.617 mortes;

– Foram 35.785 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.517.808 pessoas já foram infectadas.

Deixe seu comentário

Hospital confirma morte cerebral do cabo Marcolino baleado durante tentava de assalto em Mossoró

12 Abr2021

Por Jbelmont às 19h24

O Hospital Regional Tarcísio Maia confirmou na tarde desta segunda feira 12 de abril de 2021, a morte encefálica do Cabo Marcolino. O PM foi baleado durante uma tentativa de assalto ocorrida na noite de quinta feira 07 de abril no Alto São Manoel em Mossoró RN.

Cabo Marcolino estava com seu carro parado em via pública, quando dois criminosos chegaram de moto e anunciaram o assalto. O PM reagiu e trocou tiros com um dos bandidos, mas acabou sendo baleado na cabeça.

O corpo do policial deverá ser encaminhado ao IML do Itep nas próximas horas, para se examinado e depois liberado para os familiares. O Hospital informou ainda que a família decidiu pela não doação dos órgãos.

Fim da Linha

Deixe seu comentário

RN contabiliza 24 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 14 dentro do dia; novos casos são 368

12 Abr2021

Por Jbelmont às 18h30

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (12). Foram mais 368 casos confirmados, totalizando 207.825. Até domingo (11) eram 207.457 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.908 no total, sendo 14 mortes registradas nas últimas 24h: Mossoró(04), Natal (02), Parnamirim (01), Goianinha(01), Areia Branca (01), Guamaré (01), Paraná(01), Lajes(01), Campestre(01) e Santo Antônio(01).

A Sesap ainda registrou outros 10 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 971. No domingo (11), o número total de mortes era 4.884 mortes.

Casos suspeitos somam 53.113 e descartados 427.927. Recuperados são 142.776.

Deixe seu comentário

TCE desmente que Governo do Estado usou recursos da covid-19 para pagar servidores

12 Abr2021

Por Jbelmont às 16h26

Após um onda fake news que varreu o Estado no final de semana com direito a endosso do presidente Jair Bolsonaro o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu nota em que nega ter constantado que o Governo do RN usou recursos da União destinados à covid-19 para pagar os servidores.

Abaixo a nota que joga uma pá de cal na versão das correntes bolsonaristas do Rio Grande do Norte:

Sobre a repercussão das informações divulgadas no Boletim Extraordinário 01/2021, levantamento que traz uma avaliação dos impactos da pandemia do coronavírus nas finanças do Rio Grande do Norte e dados consolidados sobre as transferências federais feitas para o Estado em 2020, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) esclarece:

TCE esclarece informações sobre transferências federais e despesas do Estado no combate à Covid-19


No dia 31 de março, o Auditor de Controle Externo Evandro Alexandre Raquel, Diretor de Administração Direta, concedeu entrevista ao programa Repórter 98, na rádio 98 FM. Na ocasião, ele informou que o Governo do Estado realizou, dentro da rubrica de recursos ordinários, Fonte 100, pagamentos na ordem de R$ 900 milhões para custear a folha de pessoal dos servidores da Saúde no ano de 2020.
Em nenhum momento, o Auditor afirmou que esse valor de R$ 900 milhões foi pago com recursos enviados pela União exclusivamente para auxiliar o Estado diretamente no enfrentamento à Covid-19, uma vez que dentro dos recursos enviados existiam valores de livre alocação, conforme disposição legal, além de que a fonte 100 engloba também arrecadação própria.
Conforme mostra o Boletim Extraordinário, o Estado recebeu do Governo Federal R$ 1,1 bilhão em transferências extraordinárias em 2020, destinados às ações de saúde, assistência social e compensação financeira em razão da queda na arrecadação. Do total de recursos, a maior parte (R$ 750,9 milhões) é de livre alocação.
Esse valor de R$ 750,9 milhões foi incorporado à Fonte 100, que congrega os recursos ordinários do Estado, incluindo a arrecadação própria, e foi transferido por força da Lei Complementar 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, bem assim, pela Medida Provisória nº. 938/2020, que dispôs sobre o apoio financeiro para compensar a queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Via Blog do Barreto

Deixe seu comentário

Chuvas são registradas em pelo menos 62 municípios do RN no fim de semana

12 Abr2021

Por Jbelmont às 15h44

Foto: Ilustrativa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) registro chuvas em pelo menos 62 pontos no período entre a manhã desta sexta-feira(09) e o início da manhã desta segunda-feira(12).

Os municípios de Rodolfo Fernandes, Apodi, Major Sales, José da Penha, Felipe Guerra e Viçosa, todos no Oeste, concentraram as chuvas mais intensas. Confira abaixo:

OESTE POTIGUAR

Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 99,9
Apodi(Base Fisica Emparn) 95,7
Major Sales(Prefeitura) 82,0
José Da Penha(Emater) 67,8
Felipe Guerra(Prefeitura) 56,0
Viçosa(Prefeitura) 52,0
Riacho Da Cruz(Emater) 51,5
Riacho De Santana(Emater) 50,0
Paraná(Emater) 48,5
São Miguel(Emater) 46,8
Água Nova(Prefeitura) 46,5
Coronel João Pessoa(Emater) 41,8
Portalegre(Particular) 38,5
Caraúbas(Particular) 37,9
São Francisco Do Oeste(Prefeitura) 31,9
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 31,0
Campo Grande(Particular 2) 30,8
João Dias(Emater) 30,0
Venha Ver(Emater) 26,0
Pilões (Prefeitura) 23,8
Rafael Fernandes(Emater) 23,7
Lucrécia(Emater) 23,0
Martins(Particular) 21,3
São Rafael(Emater) 20,0
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 19,5
Francisco Dantas(Emater) 19,0
Janduís(Emater) 17,2
Campo Grande(Particular) 15,8
São Rafael(Particular Ii) 15,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 14,7
Rafael Godeiro(Emater) 14,2
Mossoró(Prefeitura) 13,3
Baraúna(Emater) 10,5
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 10,3
Severiano Melo(Prefeitura) 10,0
Serra Do Mel(Prefeitura) 9,6
Pau Dos Ferros(Particular) 4,0
Areia Branca(Emater) 1,0
Ipanguaçu(Base Fisica Da Emparn) 0,2

CENTRAL POTIGUAR

Santana Do Serido(Emater) 31,0
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 20,0
Florânia(Sitio Jucuri) 7,0
Cerro Corá(Emater) 6,4
São Fernando(Emater) 4,9
Carnaúba Dos Dantas(Emater) 3,2
Jardim Do Seridó(Emater/passagem) 2,2
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 2,0
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 1,9
São João Do Sabugi(Emater) 1,5
Lajes(Prefeitura) 0,1

AGRESTE POTIGUAR

Monte Das Gameleiras(Emater) 9,0
Serrinha(Emater) 6,7
Coronel Ezequiel(Particular) 6,2
São Bento Do Trairi(Prefeitura) 5,8
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 4,5
Monte Alegre(Emater) 4,0
São Paulo Do Potengi(Emater) 3,2
João Câmara(Centro Saude) 2,4
Vera Cruz(Emater) 1,4

LESTE POTIGUAR

Montanhas(Prefeitura) 17,7
São Gonçalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 8,3
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 6,3

Deixe seu comentário

Saiba quando tomar a vacina contra Covid-19 se você já teve ou está com a doença

12 Abr2021

Por Jbelmont às 15h32

]Foto: Alexandre Silva/FotoArena/Estadão Conteúdo

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando receber a vacina contra a Covid-19– principalmente as que já tiveram a doença ao longo do último ano. Tomar a vacina também se torna mais complicado para aqueles que recentemente foram diagnosticados com a Covid-19 ou foram infectadas no intervalo entre as duas doses.

As pessoas precisam levar em consideração vários fatores ao receber a vacina, de acordo com a analista médica da CNN Leana Wen, médica de emergência e professora visitante de política e gestão de saúde na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken, na Universidade George Washington.

A especialista explica que, se você foi diagnosticado com a Covid-19, é importante monitorar os sintomas e se certificar de que está saudável ao receber a vacina contra o novo coronavírus. Além disso, caso você tenha testado positivo para a Covid-19 ou esteja apresentando sintomas da doença, é preciso consultar o seu médico.

Se eu tive Covid-19, devo tomar a vacina?

Se você é elegível para receber a vacina contra a Covid-19, é importante tomá-la, disse Wen. A vacina fornece “proteção melhor, mais longa e certamente mais consistente do que a imunidade natural”, acrescentou ela.

“Também não sabemos por quanto tempo a proteção irá durar depois de ter o coronavírus, então você ainda deve ser vacinado”, disse Wen.

Pesquisas recentes sugerem que os imunizantes da Pfizer-BioNTech e da Moderna fornecem um alto nível de imunidade durante seis meses. Como as vacinas contra o vírus são novas, os pesquisadores não sabem quanto tempo dura a imunidade, mas “seria de se esperar que durasse bem além de seis meses”, disse Wen, apontando para as projeções atuais.

Se fui recentemente diagnosticado com Covid-19, devo tomar a vacina?

Não há um número definido de dias que alguém deve esperar até receber a vacina, de acordo com Wen. Nesses casos, os pacientes devem monitorar os seus sintomas e certificar-se de que não estão apresentando nenhum sintoma grave da Covid-19, incluindo febre.

O período de isolamento atual após um diagnóstico positivo de Covid-19 é de 10 dias após o início dos sintomas, então a médica recomenda que as pessoas sigam essa orientação e permaneçam isoladas nesse período.

“Se já se passaram 10 dias, e elas apresentam sintomas mínimos ou nenhum sintoma, não há problema em receber a vacina a partir de então”, disse Wen.

Devo tomar as duas doses da vacina?

Se você estiver recebendo uma vacina de dose dupla, é crucial tomar as duas doses do imunizante, disse Wen. As vacinas foram estudadas sob a suposição de que as pessoas tomariam duas doses, explica ela, então a eficácia se aplica desde que as pessoas recebam as duas doses.

A primeira dose dá alguma proteção, mas os especialistas em saúde não sabem quanto tempo ela dura, acrescentou a médica.

E se eu for diagnosticado com Covid-19 no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina?

Wen disse que essa situação já aconteceu antes. A primeira dose da vacina oferece alguma proteção, mas não tanto quanto as duas doses, então há a possibilidade de contrair o vírus no intervalo entre as aplicações da vacina.

Se você for diagnosticado com Covid-19 nesse intervalo, Wen recomenda esperar para receber a segunda dose até que os sintomas desapareçam.

“Seu sistema imunológico já está acelerado e respondendo ao coronavírus, então você não precisa da vacina para estimulá-lo ainda mais nesse momento”, disse Wen.

É importante dar ao seu corpo uma chance de se recuperar, então é melhor esperar até que os sintomas desapareçam. Depois disso, está tudo bem para receber a segunda dose, disse Wen.

CNN Brasil

Deixe seu comentário

RN tem 65 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

12 Abr2021

Por Jbelmont às 12h39

Foto: Reprodução/Regula RN

O Rio Grande do Norte registra no fim da manhã desta segunda-feira(12) 65 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h00, o estado tinha 9 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

 

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 97,6%; Oeste tem 100%

12 Abr2021

Por Jbelmont às 11h36

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 97,6%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira (12). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 701.

Até o momento desta publicação são 9 leitos críticos (UTI) disponíveis e 360 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 69 disponíveis e 341 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 96,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 97,5%.

Deixe seu comentário

Uso de cadeirinhas, pontos na carteira e validade da CNH: saiba o que muda nas novas regras de trânsito

12 Abr2021

Por Jbelmont às 09h38

Foto: FotoRua / Agência O Globo

As mudanças no Código Brasileiro de Trânsito, aprovadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, entram em vigor a partir desta segunda-feira. As novas regras alteram a validade para a CNH, o número de pontos para a suspensão da carteira e as normas para o uso de cadeirinhas para crianças.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a ter validade de dez anos para motoristas com menos de 50 anos; de cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Passam a valer ainda as mudanças no número de pontos que podem levar à suspensão da carteira. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (com duas ou mais infrações gravíssimas); 30 pontos (uma infração gravíssima) e 40 pontos (nenhuma infração gravíssima). Pela regra atual, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa.

O uso de cadeirinhas passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Agora, quando montadoras determinarem o recall de alguma peça do automóvel, a licença só será concedida após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

As novas regras proíbem ainda que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.

O Globo

Deixe seu comentário

AVOGADO FELIX GOMES É MAIS UMA VíTIMA DO COVID

12 Abr2021

Por Jbelmont às 08h35

Do Blog: Os nossos votos de pesar aos familiares e amigos do Dr Felix, especiallmente ao seu irmão nosso amigo blogueiro Wilson Cabral do Baraúna Notícias.Quedeus o tenha num bom lugar. descanse em paz.

Deixe seu comentário

Ator e humorista Paulo Gustavo tem piora no quadro de saúde; ‘situação é crítica’, dizem médicos

11 Abr2021

Por Jbelmont às 20h08

Foto: Fábio Guinalz – 10.jun.2013/Estadão Conteúdo

O quadro de saúde de Paulo Gustavo teve piora, segundo boletim médico divulgado neste domingo (11).

De acordo com a nota médica, “as fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários”.

“A situação clínica do paciente é crítica e todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação. Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO continuam sendo necessários”, concluem os médicos.

Em suas redes sociais, o marido do ator, Thales Bretas, reproduziu a nota e disse: “o quadro clínico do meu amor @paulogustavo31 está difícil”.

Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com Covid-19, Paulo Gustavo está na UTI, por conta de complicações com a doença. Neste sábado, os médicos haviam dito que tinham detectado uma fístula, mas que o segmento responsável havia sido fechado por via endoscópica e seu quadro geral era estável.

Gustavo passa há alguns dias pelo tratamento por ECMO, sigla em inglês para “oxigenação por membrana extracorporal”, tipo de terapia intensiva usada em estado grave de Covid-19.

Via BG

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 37 mil casos e 1.803 óbitos no domingo mais letal da pandemia

11 Abr2021

Por Jbelmont às 20h03

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (11):

– O país registrou 1.803 óbitos nas últimas 24h, totalizando 353.137 mortes;

– Foram 37.017 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.482.023 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 11.880.803, com o registro de mais 42.239 pacientes curados. Outros 1.248.083 pacientes estão em acompanhamento.

Estados
Subindo (14 estados e o DF): AP, AM, CE, DF, ES, GO, MA, MS, MG, PR, PE, PI, RJ, RR e SP
Em estabilidade (9 estados): AC, AL, BA, MT, PA, RN, RO, SE e TO
Em queda (3 estados): PB, RS e SC

Deixe seu comentário

Grande nome da crônica esportiva de Mossoró Olismar Lima morre vítima de covid

11 Abr2021

Por Jbelmont às 15h09

Do Instagram de Marcos Santos

Professor universitário aposentado e pesquisador do futebol mossoroense, Olismar Lima, faleceu neste domingo, 11, vítima da covid-19, aos 72 anos.

Olismar estava internado havia duas semanas no Hospital Wilson Rosado, vindo a óbito hoje.

Benquisto na sociedade mossoroense, Olismar escreveu vários livros e várias edições de revistas esportivas. Sempre era fonte de matérias referentes à história do futebol de Mossoró, atendendo gentilmente as demandas de jornalistas e radialistas.

Foi ele quem escreveu o hino do Baraúnas, clube do coração. Também foi narrador esportivo nos idos de 70 e 80, e maçom.

Mossoroense, Olismar de Medeiros Lima deixou a esposa Rosalile Maria e quatro filhas: Roseanny, Rosanny, Roselanny e Rosaninny.

 

Do Blog tinha por ele muito carinha e admiração. gente do bem e solidário que deus o receba no Reino do Céu. Denscanse em paz amigo

Deixe seu comentário

Flamengo vence o Palmeiras em disputa de pênaltis e é bicampeão da Supercopa do Brasil

11 Abr2021

Por Jbelmont às 14h53

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Flamengo venceu o Palmeiras nos pênaltis e ficou com o título da Supercopa do Brasil 2021. No estádio Mané Garrincha, neste domingo (11), as equipes empataram em 2 a 2 na etapa regulamentar. Da marca da cal, o Fla bateu o Verdão por 6 a 5 e garantiu o bicampeonato da competição.

Raphael Veiga abriu o placar aos 17 minutos do 1º tempo com um belo gol. O empate do Flamengo aconteceu aos 22, com Gabigol. Aos 48, Arrascaeta encarou a marcação e bateu da entrada da área sem chance para o goleiro palmeirense, virando o jogo para o Rubro-Negro. Aos 28 da segunda etapa, o Alviverde deixou tudo igual no placar. Raphael Veiga cobrou pênalti no canto esquerdo e marcou.

Na decisão por pênaltis, o destaque foi o goleiro Diego Alves, que defendeu quatro cobranças e garantiu o bicampeonato da Supercopa para o Rubro-Negro.

Via BG

Deixe seu comentário

RN contabiliza 16 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 12 dentro do dia; novos casos são 1.097

11 Abr2021

Por Jbelmont às 13h46

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (11). Foram mais 1.097 casos confirmados, totalizando 207.457. Até sábado (10) eram 206.360 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.884 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (01), Parelhas (01), Tenente Laurentino Cruz (01), Goianinha (01), Santa Maria (01), Parnamirim (03), Areia Branca (01), Guamare (01), Assu (01) e Jundiá (01).

A Sesap ainda registrou outros 4 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 967. No sábado (10) o número total de mortes era 4.868 mortes.

Casos suspeitos somam 53.212 e descartados 427.511. Recuperados são 142.776.

 

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 97,1%

11 Abr2021

Por Jbelmont às 13h43

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 97,1%, registrada por volta das 13h30 deste domingo (11). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 699.

Até o momento desta publicação são 11 leitos críticos (UTI) disponíveis e 364 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 79 disponíveis e 335 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 97,5%.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +