.

Unidades de Saúde serão abertas neste final de semana para acelerar vacinação

26 Mar2021

Por Jbelmont às 21h42

10 UBSs serão abertas sábado e domingo

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró informa que 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão abertas neste final de semana, para acelerar a campanha de vacinação contra Covid-19.


"Para atender os idosos de 70 anos ou mais, as dez UBS’s já estão prontas e com equipes preparadas", informa a pasta.

Elas contarão com reforço de profissionais e acadêmicos de cursos da área de Saúde de várias universidades públicas e privadas de Mossoró. A ação também tem apoio de entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas.

“No final de semana estaremos vacinando os idosos das 8h às 16h em dez polos de vacinação. Teremos 4 vacinadores em cada polo, apoio das universidades com alunos de medicina, de enfermagem e internos dando suporte aos nossos profissionais das UBS’s”, disse a secretária de Saúde, Morgana Dantas.

Ela cita que haverá segurança reforçada pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar.

Profissionais de saúde

De 24 a 26 de março de 2021, são vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 as equipes que estiverem envolvidas na vacinação dos grupos elencados: fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, odontólogos, técnicos de saúde bucal, assistentes sociais, profissionais dos serviços de ambulância. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde de Mossoró.

Já os profissionais de saúde que serão vacinados no próximo final de semana nas dez UBS’s selecionadas são: Biomédicos, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, técnicos em radiologia, técnicos de laboratório, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, nutricionistas, médicos veterinários, cuidadores de idosos, doulas/ parteiras, funcionários do sistema funerário (incluindo SVO e IML), trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas, estudantes da área técnica em saúde que estão em estágio hospitalar, atenção básica e clínicas, entre outros.

São considerados para fins de vacinação nesta fase os indivíduos que estejam trabalhando em serviços e sistemas de saúde, isto é, em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde.

UBS’s que serão abertas nos dias 27 e 28:

UBS Lahyre Rosado (Sumaré);
UBS Maria Soares (vizinho à UPA São Manoel);
UBS Epitácio Carvalho (Pintos);
UBS Chico Costa (Santo Antônio);
UBS Francisco Nazareno (Aeroporto);
UBS Lucas Benjamim (Abolição III);
UBS José Leão (Alto da Conceição);
UBS Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas);
UBS Moisés Costa (Redenção);
UBS Marcos Raimundo (Belo Horizonte).

Deixe seu comentário

Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

26 Mar2021

Por Jbelmont às 21h37

Da Agência Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, anunciou hoje (26) que pesquisadores financiados com recursos do governo federal entraram com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realização de testes para uma vacina contra a covid-19, batizada de Versamune-CoV-2F.

O imunizante está sendo desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, em parceria com as empresas Farmacore Biotecnologia e PDS Biotechnology Corporation.

A solicitação apresentada ontem (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em humanos. Marcos Pontes informou que inicialmente serão 360 voluntários.

O anúncio foi feito horas depois de o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que o Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova vacina totalmente nacional, a Butantanvac, e que o órgão entrará com pedido de autorização na Anvisa para os estudos clínicos.

Perguntado por que o anúncio do governo federal foi no mesmo dia do realizado pelo governo de São Paulo, Pontes disse que é uma “coincidência”. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eu estava na expectativa de anunciar. Ia fazer assim que entrassem [com o pedido na Anvisa]. Começaram em fevereiro a apresentar os documentos para a Anvisa. É uma coincidência que ele [governador João Dória] tenha anunciado em São Paulo”, disse o titular do MCTI.

Em rápida entrevista, Marcos Pontes destacou que o ministério vem financiando pesquisas desde fevereiro do ano passado, mas que teve dificuldades para obter novos recursos no fim do ano e em fevereiro, mas remanejou recursos da pasta para o projeto coordenado pelo professor da USP de Ribeirão Preto.

“Em fevereiro uma dessas vacinas se adiantou bastante com a Anvisa. Busquei no MCTI recursos de outros projetos para apoiar os testes clínicos”, disse.

Tags: vacina brasileira financiada governo federal

Deixe seu comentário

Brasil tem pior dia da pandemia com 3,6 mil mortes por Covid registradas em 24 horas; média volta a bater recorde

26 Mar2021

Por Jbelmont às 20h47

Numeros da Globo:

O Brasil voltou a quebrar a marca de seu pior dia da pandemia até aqui, com 3.600 mortes por Covid registradas em 24 horas. Com isso, o país soma agora 307.326 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.400, voltando a bater recorde no índice. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +32%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sexta.

Alguns estados relacionaram seus altos números do dia diretamente a um represamento causado pela mudança que o Ministério impôs e revogou no meio da semana. São Paulo, o estado com os maiores registros, disse que a mudança afetou os dados desde quarta (24) até aqui, mesmo após a suspensão, e por isso o estado teve recorde de mortes nesta sexta.

As secretarias de Saúde de Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina informaram que verificaram atraso e represamento de dados ao longo da semana. Na Bahia, os responsáveis informaram que o acúmulo foi relacionado a sobrecarga das equipes e aprofundamento das investigações epidemiológicas a fim de evitar distorções.

Com o recorde desta sexta, o Brasil passa a ocupar o segundo lugar entre os países que tiveram mais mortes registradas em um único dia, ficando atrás apenas dos EUA -- que já bateu a marca de 4 mil mortes diárias em seu pior momento. Antes, a Argentina ocupava a 2ª posição, com 3.351 mortes anotadas em 1º de outubro de 2020, segundo o portal Our World in Data.

Já são 65 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil; pelo décimo nono dia a marca aparece acima de 1,5 mil; e o país completa agora 10 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia.


Veja a sequência da última semana na média móvel:

Sábado (20): 2.234 (recorde)
Domingo (21): 2.255 (recorde)
Segunda (22): 2.298 (recorde)
Terça (23): 2.349 (recorde)
Quarta (24): 2.279
Quinta (25): 2.276
Sexta (26): 2.400 (recorde)
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 12.407.323 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 82.558 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 75.759 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Dezenove estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: RS, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, MT, AP, RO, TO, AL, BA, PB, PE, PI, RN e SE.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados
Mortes e casos por cidade
Veja como está a vacinação no seu estado
Brasil, 26 de março
Total de mortes: 307.326
Registro de mortes em 24 horas: 3.600
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 2.400 (variação em 14 dias: +32%)
Total de casos confirmados: 12.407.323
Registro de casos confirmados em 24 horas: 82.558
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 75.759 por dia (variação em 14 dias: +6%)
Estados
Subindo (19 estados e o Distrito Federal): RS, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, MT, AP, RO, TO, AL, BA, PB, PE, PI, RN e SE
Em estabilidade (4 estados): PR, AC, PA e MA
Em queda (2 estados): AM e RR
Não atualizou (1 estado): CE
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Deixe seu comentário

Brasil bate novo recorde com 3.650 mortes registradas por Covid-19 em 24 horas; Novos casos são 84 mil

26 Mar2021

Por Jbelmont às 19h13

NÚMEROS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (26):

– O país registrou 3.650 óbitos nas últimas 24h, totalizando 307.112 mortes;

– Foram 84.245 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.404.414 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 10.824.095, com o registro de mais 51.546 pacientes curados. Outros 1.273.207 pacientes estão em acompanhamento.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 45 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 19 dentro do dia; novos casos são 2.273

26 Mar2021

Por Jbelmont às 17h50

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (26). Foram mais 2.273 casos confirmados, totalizando 191.752. Até quinta-feira (25) eram 189.479 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.354 no total, sendo 19 mortes registradas nas últimas 24h, em Natal(08), Mossoró(03), além de São José do Mipibu, Parnamirim, Santa Cruz, Ipueira, Pendências, Apodi, Santo Antônio e Areia Branca.

A Sesap ainda registrou outros 26 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias, semanas ou meses anteriores. Até quinta-feira (25), eram contabilizados 4.309 mortos. Óbitos em investigação são 944.

Casos suspeitos somam 70.955 e descartados 405.740. Recuperados são 138.506.

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 95,6%; Seridó tem 100%

26 Mar2021

Por Jbelmont às 17h45

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 95,6%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 668.

Até o momento desta publicação são 16 leitos críticos (UTI) disponíveis e 349 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 71 disponíveis e 319 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 93,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99% e a Região Seridó tem 100%.

Deixe seu comentário

RN tem 102 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

26 Mar2021

Por Jbelmont às 17h42

Foto: Reprodução/Regula RN

O Rio Grande do Norte registra no início da tarde desta sexta-feira(26) 102 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h20, o estado tinha 16 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

Alto do Rodrigues é o primeiro município do RN a instituir auxílio emergencial

26 Mar2021

Por Jbelmont às 08h21

Em meio à pandemia da Covid-19, que tem trazido fortes impactos para a economia, mas principalmente para as famílias mais vulneráveis, o município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, instituiu nesta quinta-feira, 25, o Auxílio Emergencial Municipal, com o valor de R$ 200,00, que deverá ser pago durante três meses.

O projeto foi aprovado à unanimidade dos vereadores em sessão extraordinária da Câmara Municipal. “O nosso Auxílio Emergencial Municipal objetiva assegurar às famílias mais pobres o direito à segurança alimentar e nutricional, o acesso a uma renda mínima para suprir as suas necessidades básicas”, justificou o prefeito Nixon Baracho (DEM).

A medida deverá beneficiar em média 500 famílias em vulnerabilidade, com um desembolso mensal estimulado em média R$ 100 mil reais/mês, segundo informações preliminares da Secretaria Municipal de Assistência Social. Somente será concedido um auxílio emergencial por família, devendo a família optar pelo auxílio municipal ou pelo auxílio emergencial do Governo Federal.

A lei assegura a Prefeitura de Alto do Rodrigues o direito de disponibilizar a relação dos beneficiários do Auxílio Emergencial no Portal da Transparência do Município.

TRIBUNA DO NORTE

Deixe seu comentário

RN isenta bares e restaurantes e consumidores de baixa renda da tarifa de água

26 Mar2021

Por Jbelmont às 08h11

Conta de água ficará suspensa por três meses

O governo do Rio Grande do Norte isentou bares e restaurantes, além de consumidores de baixa renda da tarifa de água de 1º de abril a 30 de junho de 2021. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta (25).

As medidas foram tomadas com o objetivo de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia e a consequente restrição de funcionamento de comércios não essenciais.

De acordo com o presidente da Caern, Roberto Linhares, no caso de bares e restaurantes a isenção só vale para os imóveis que estão cadastrados como bares e restaurantes.

O decreto também suspende por 90 dias a interrupção do fornecimento de água e de tratamento de esgoto por falta de pagamento dos usuários e consumidores cadastrados nas Tarifas Social e Popular.

Além disso, o decreto recomenda a concessionárias de serviços públicos de energia elétrica e gás a não suspensão ou interrupção, por falta de pagamento, dos serviços essenciais de energia elétrica e gás e a suspensão, temporária e excepcional, da cobrança de faturas e débitos passados de usuários beneficiados com as tarifas sociais de energia elétrica.

Deixe seu comentário

Água mineral terá reajuste e poderá ficar até 20% mais cara no RN

26 Mar2021

Por Jbelmont às 08h01

Depois de cerca de um ano e meio sem praticar reajustes em seus preços, os empresários das fontes de água mineral anunciam para a próxima segunda-feira (29) um aumento em torno de 20% no produto que sai da indústria. Com isso, o valor do garrafão da água mineral ficará entre R$7 e R$12 para o consumidor final.

Entre as 24 fontes filiadas ao Sindicato das Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (Sicramirn) havia um clamor, já há algum tempo, sobre a necessidade de uma adequação nos valores praticados, uma vez que o setor vem enfrentando dificuldades diante dos recentes reajustes sofridos pelos insumos.

“A indústria da água mineral está há mais de um ano sem ter aumento de preço em função do cenário de pandemia que estamos vivendo. Mas de quatro meses para cá, uma situação em especial começou a impactar de forma contundente no nosso dia a dia: os sucessivos, sequenciais e cumulativos aumentos das resinas”, argumenta Roberto Serquiz, presidente do Sicramirn.

A maior queixa dos empresários é em relação ao custo do garrafão de 20L, a principal embalagem do setor produtivo da água mineral, que passou de R$8 para R$17 em um prazo de quatro meses, um aumento de mais de 100%. Além deste, todos os outros insumos que têm a resina como matéria prima também sofreram incremento em seu valor, registrando um acréscimo de cerca de 70% em seus preços.

Serquiz explica que, mesmo com o realinhamento de 20% no preço da água mineral, o aumento não cobre todos os custos da cadeia, mas “já dá um fôlego aos empresários, para que possam se manter sustentáveis e continuar buscando a melhoria contínua do produto”.

Há ainda outros valores que impactam diretamente nos custos da produção e distribuição do produto no mercado, como é o caso da gasolina, que sofreu em seis meses um aumento de 50% e o óleo diesel, que foi reajustado em 41%. “Tem também os custos com a manutenção e mão de obra, então, nos vimos diante de uma situação inadiável, à qual resistimos, mas chegamos no limite: ou a gente fazia isso agora ou perdia o que temos de melhor, que é a qualidade da nossa água mineral”, pondera Serquiz.

Mesmo assim, o presidente do Sicramirn esclarece que a água mineral produzida em solo potiguar continua sendo a mais barata do Brasil. “Se pararmos para comparar, uma taxa de delivery é de cerca de R$8 e quando você compra um garrafão de água mineral, está adquirindo um produto e um serviço. Não é com isso que quero justificar o realinhamento. Mas só assim podemos conseguir manter a indústria tão bem qualificada quanto é hoje”, conclui.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sicramirn, quase 65% da população prefere água mineral natural para consumo em casa. Os dados foram coletados pela Consult Pesquisa no início deste ano por meio de entrevistas realizadas entre 1.700 pessoas, distribuídas em 12 regiões do estado. O principal critério de escolha para 41.9% dos entrevistados é a qualidade da água consumida, seguido de menor preço (36,9%), praticidade (19,7%) e facilidade de compra (17,8%).

Selo de qualidade

O Sicramirn orienta que o consumidor deve sempre garantir que o garrafão adquirido possua o Selo de Controle Fiscal institucionalizado desde 2017. Validado pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária no RN e pela Secretaria de Tributação do Estado, o selo azul assegura a qualidade e integridade do produto ingerido.

O selo é concedido somente às fontes de água contribuintes de ICMS que estão em dia com as obrigações tributárias e sanitárias. A lei prevê multa de R$60 por cada vasilhame que for encontrado em situação irregular.

AGORA RN

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 2.777 óbitos e recorde de 100 mil casos nas últimas 24h

25 Mar2021

Por Jbelmont às 18h48

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (25):

– O país registrou 2.777 óbitos nas últimas 24h, totalizando 303.462 mortes;

– Foram 100.158 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.320.169 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 10.772.549, com o registro de mais 82.903 pacientes curados. Outros 1.244.158 pacientes estão em acompanhamento.

Deixe seu comentário

RN recebe nesta sexta-feira mais 66,1 mil doses de vacinas contra Covid-19

25 Mar2021

Por Jbelmont às 18h31

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a superintendência do Ministério da Saúde no estado confirmaram que o Rio Grande do Norte vai receber nesta sexta-feira (26) um novo lote com mais 66,1 mil doses de vacina contra a Covid-19.

Serão 48,2 mil doses da CoronaVac e outras 17,9 mil de Oxford/AstraZeneca. A carga mais recente recebida foi no sábado passado. O avião com as novas doses vai desembarcar no Aeroporto de Natal às 15h20.

Deixe seu comentário

Guedes diz que governo vai antecipar o 13o salário de aposentados e pensionistas

25 Mar2021

Por Jbelmont às 18h15

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, assim que for aprovado o Orçamento de 2021 — votação prevista para esta quinta-feira, 25 —, o governo federal vai antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas.

"Aprovado o orçamento, podemos disparar imediatamente a antecipação dos benefícios de aposentados e pensionistas. Ou seja, R$ 50 bilhões vem de dezembro para agora", afirmou durante audiência pública virtual da Comissão Temporária de Covid-19, no Senado Federal.

Segundo ele, a medida faz parte da proteção dos mais vulneráveis e do rol de ações que não terão impacto fiscal nas contas públicas, já que apenas vão antecipar recursos já previstos no Orçamento.


Seguro-emprego

Ainda segundo Guedes, por obstáculos políticos, a equipe econômica terá de reformular o chamado "seguro-emprego". Há algumas semanas, ele anunciou que o benefício estava em estudo pelo governo como uma forma para evitar demissões.

"Eu vou reformular o programa e naturalmente vai ter mais impacto fiscal, que significa um pouco mais de juros, um pouco mais de dificuldade na retomada do crescimento e um pouco mais de despesa, em vez de realocar as despesas que já existem", completou, ao avaliar os obstáculos políticos como equívocos técnicos.

A ideia do seguro-desemprego era pagar R$ 500 por trabalhador, a cada mês ao longo de 11 ou 12 meses, com o objetivo de preservar o emprego no país e ajudar empresas e pequenos negócios em meio à crise econômica.

Deixe seu comentário

Emparn registra chuvas em 44 municípios entre quarta e esta quinta-feira

25 Mar2021

Por Jbelmont às 17h53

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) registrou chuvas em pelo menos 44 pontos do estado, entre quarta-feira(24) e esta quinta-feira(25), com maior volume na região Oeste. São Francisco do Oeste(83 mm) e Lucrécia foram os municípios mais “banhados”.

Veja abaixo outras cidades:

OESTE POTIGUAR

São Francisco Do Oeste(Prefeitura) 83,0

Lucrécia(Emater) 78,0

Olho D’agua Dos Borges(Particular) 59,0

Janduís(Emater) 55,4

Severiano Melo(Prefeitura) 50,0

Riacho Da Cruz(Emater) 49,1

Francisco Dantas(Emater) 45,0

Viçosa(Prefeitura) 41,0

Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 37,0

Martins(Particular) 34,0

Rafael Godeiro(Emater) 30,0

Antônio Martins(Emater) 15,0

Caraúbas(Particular) 12,9

Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 12,0

José Da Penha(Emater) 10,0

Pau Dos Ferros(Particular) 9,0

Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 9,0

Campo Grande(Particular 2) 5,0

Venha Ver(Emater) 5,0

Rafael Fernandes(Emater) 4,2

Agua Nova(Prefeitura) 2,5

Coronel João Pessoa(Emater) 2,3

João Dias(Emater) 2,0

CENTRAL POTIGUAR

São José Do Seridó(Associação Usuários Agua) 36,0

Timbaúba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 25,0

São João Do Sabugi(Emater) 22,5

Caicó(Açude Itans) 21,5

Jardim Do Seridó(Emater/passagem) 11,5

Lajes(Prefeitura) 7,3

São José Do Seridó(Fz Caatinga Grande) 6,6

Pedro Avelino(Particular) 3,6

Florânia(Sitio Jucuri) 2,8

Cerro Corá(Emater) 2,4

AGRESTE POTIGUAR

João Câmara(Centro Saude) 12,2

Santa Maria(Sind.trab.rurais) 8,0

Lagoa De Pedras(Prefeitura) 7,0

Vera Cruz(Emater) 6,6

Monte Das Gameleiras(Emater) 6,0

Serrinha(Emater) 4,5

Boa Saúde(Emater) 4,3

Sítio Novo(Prefeitura) 3,5

Tangará(Emater) 2,0

Monte Alegre(Emater) 1,5

Parazinho(Emater – Ex-particular) 0,7

LESTE POTIGUAR

Extremoz(Emater) 23,9

Deixe seu comentário

Regra que obriga postos a detalhar valor de combustível começa a valer; entenda

25 Mar2021

Por Jbelmont às 17h43

Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Começa a vigorar nesta quinta-feira (25) o decreto 10.634/2021, que obriga os postos de abastecimento a informar a composição do valor do litro de combustível automotivo. O ato foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 22 de fevereiro, e publicado no dia seguinte no Diário Oficial.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos devem fixar um painel em local visível com informações sobre todos os valores aplicados sob o custo do litro de cada produto. A regra também exige que valores estimados de tributos e serviços, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), devem ser discriminados um a um.

O documento regulamenta, ainda, a informação dos valores quando da concessão de descontos por aplicativo de fidelização. Assim, cada local deve destacar o preço real do litro, informar o preço promocional e o valor ou porcentagem do desconto aplicado.

No parágrafo único, o governo federal afirma que “os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”.

Como devem ser as placas?

Na semana passada, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou modelos de placas para que os postos de gasolina se adéquem ao decreto.

O órgão, que é ligado ao Ministério de Minas e Energia, sugere que ao painéis tenham medida de 65x50cm e contenham as seguintes informações:

– O valor médio regional no produtor ou no importador;

– O preço de referência para o ICMS;

– O valor do ICMS;

– O valor do PIS/PASEP e da Cofins;

– O valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE Combustíveis).

Sobre a aplicação de potenciais descontos, a ANP também se manifestou e definiu que, caso o aplicativo não apresente valor ou percentual único, o posto deve utilizar uma placa com a mesma medida e os seguintes dados:

– O preço real, de forma destacada;

– O preço promocional, vinculado ao aplicativo de fidelização;

– O valor do desconto, que poderá ser pelo preço real ou percentual.

Entidade do setor pede suspensão do decreto

Na última terça-feira (23), a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal para suspender os efeitos do decreto.

A decisão foi tomada depois de a entidade ter informado órgãos de governo sobre as dificuldades no cumprimento do ato, mas sem retorno.

Apesar disso, a instituição orienta que todos os postos devem seguir as exigências do decreto, já que não há garantia de êxito do mandado. “A recomendação é para todos os postos cumprirem as exigências do decreto a fim de evitar penalidades, mesmo que seja confeccionado um cartaz provisório, em local visível e destacado”, diz a federação em nota.

CNN Brasil

Deixe seu comentário

Detran prorroga validades de CNH, veículos e autuações no RN por causa de pandemia

25 Mar2021

Por Jbelmont às 17h17

A Direção do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) conseguiu prorrogar por tempo indeterminado os prazos de processos e de procedimentos relacionados aos serviços de habilitação de condutores, registro de veículos e autuações de competência do Órgão. A solicitação do Detran ao Denatran foi confirmada pela portaria nº 204/2021 divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na noite dessa quarta-feira (24), e tem como argumento a situação de pandemia que enfrenta o país e o estado do Rio Grande do Norte.

O benefício de prazo indeterminado insere todos os condutores habilitados pelo Detran/RN, os veículos registrados ou que venham ser registrados no estado, como também às infrações de trânsito autuadas por órgãos executivos de trânsito ou rodoviário no âmbito do Rio Grande do Norte.

Com base na portaria nº 204/2021 do Contran, os prazos de apresentação de defesa prévia e de indicação do condutor infrator de notificações de autuação já enviadas ou de penalidade expedidas, como também os recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação com datas finais de 1º de março de 2021 ficam automaticamente prorrogadas por tempo indeterminado.

Já no caso dos condutores habilitados pelo Detran/RN, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD) vencidas desde 1º de fevereiro de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação da Portaria do Contran (24 de março de 2021), ficam com seus prazos de renovação prorrogados, inclusive para fins de fiscalização de trânsito em todo o âmbito nacional. Nessa mesma linha, as informações contidas nos documentos de habilitação, incluindo até mesmo cursos especializados, permanecem válidas.

No tocante a registro de veículos, os prazos continuam valendo por tempo indeterminado para o licenciamento do veículo novo adquirido desde 12 de fevereiro de 2021, como também para o proprietário efetivar a transferência de propriedade de veículo adquirido a partir de 29 de janeiro de 2021.

A portaria terá validade por tempo indeterminado, sendo sua revogação realizada no momento em que o Detran/RN confirmar a volta dos serviços presenciais de acordo com a contenção da pandemia do coronavírus no Estado. Após a revogação, o Contran deverá emitir outra portaria estipulando prazos específicos para a regularização das renovações de habilitação, registro de veículos e autuações de trânsito.

Deixe seu comentário

Governo do Estado não libera jogos e FNF e clubes decidem cancelar o Campeonato Potiguar 2021

25 Mar2021

Por Jbelmont às 17h07

Foto: Reprodução/Twitter

Dia para ficar marcado na história do futebol potiguar. Marcado por um episódio triste. Na tarde desta quinta-feira(25), o presidente da Federação Norte Riograndense de Futebol(FNF), José Vanildo, comunicou aos público potiguar, que o Campeonato Potiguar 2021 está cancelado.

A decisão ocorre em meio a decisão do Governo do Estado de não liberar os jogos durante esse período de pandemia. O cancelamento, segundo José Vanildo, aconteceu em acordo com os clubes.

Segundo o comunicado, a medida foi tomada devido ao “insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade manutenção da competição”.

O anúncio da FNF é feito um dia após a liberação por parte do governo para que ABC e América-RN retornem aos treinos, com argumento de que as equipes disputam competições regionais e nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol. No caso, Assu, Força e Luz, Globo FC, Palmeira, Potiguar e Santa Cruz de Natal seguiriam proibidos de treinar, pelo menos, até o dia 2 de abril.

“Os clubes do RN respeitaram as decisões proferidas, todavia, fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota Técnica assinada pelos secretários estaduais do Gabinete Civil e da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais”, diz trecho do comunicado da FNF.

Campeonato Potiguar 2021 - Cancelamento

Deixe seu comentário

Mourão: 'Número de mortos já ultrapassou o limite do bom senso'

25 Mar2021

Por Jbelmont às 12h40

Vice deu declaração um dia depois de país passar das 300 mil mortes por Covid. Ele defendeu que medidas de restrição devem ser adotadas por governadores e prefeitos.



Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília

O vice-presidente Hamilton Mourão declarou nesta quinta-feira (25), em entrevista no Palácio do Planalto, que o número de mortes por Covid-19 no Brasil “ultrapassou o limite do bom senso".

Mourão deu a declaração um dia depois de o Brasil passar da marca de 300 mil óbitos, com média móvel acima de 2 mil mortos por dia.

O país ainda enfrenta falta de leitos de UTI e de medicamentos para intubação, enquanto a vacinação não deslancha – 6,32% da população recebeu a primeira dose do imunizante até a noite de quarta (24).

Mourão comentou o número de mortos no Brasil ao tratar da criação de um comitê junto ao Congresso, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, para definir medidas contra a Covid-19.

Mourão citou o trabalho do Ministério da Saúde, agora comandado pelo médico Marcelo Queiroga, para habilitar leitos de UTI, comprar insumos e aumentar o ritmo da vacinação, esforços para tentar controlar a pandemia.

“Agora vamos enfrentar o que está aí e tentar de todas as formas diminuir a quantidade de gente contaminada e, obviamente, o número de óbitos que, pô, já ultrapassou o limite do bom senso", disse Mourão.
'Lockdown' nacional
Mourão voltou a se manifestar contra medidas de abrangência nacional para restringir a circulação de pessoas e tentar reduzir o ritmo de infecções, internações e mortes por Covid-19. O vice entende que seria difícil fazer cumprir uma restrição generalizada porque o país tem desigualdades regionais e defendeu que governadores e prefeitos adotem esse tipo de medida individualmente.

"Não vejo condições de 'lockdown' nacional, que é algo que está sendo discutido. Um país desigual como o nosso, isso é impossível de ser implementado. Vai ficar só no papel. Eu julgo que essas medidas restritivas têm que ficar a cargo dos governadores e prefeitos, porque cada um sabe como que está a situação na sua área", declarou Mourão.

O vice-presidente, que participou da reunião de chefes de poderes no Palácio da Alvorada, ainda afirmou que está bem colocada a tarefa delegada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de dialogar com governadores e levar as demandas ao comitê anunciado por Bolsonaro.

Ernesto Araújo e vacinas
Segundo Mourão, a reunião de quarta definiu que o governo vai intensificar os esforços para conseguir com outros países insumos e vacinas.

O vice admitiu que há pressão para demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que, segundo relatos, teve o trabalho criticado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

"É uma pressão que vem ocorrendo. O ministro Ernesto tem a confiança do presidente da República, não é? E está procurando fazer o trabalho dele nos contatos com a China, com a Índia, com o próprio EUA nesta questão de vacinas", disse Mourão.

O vice ponderou a dificuldade para se conseguir vacinas, já que os países que dispõem dos imunizantes priorizam suas populações.

"A questão da vacina é muito claro: quem tem, sentou em cima. Está aplicando a lei de Mateus: 'primeiro os meus'. Então, é uma briga isso aí", afirmou.

G1

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 96,4%; Oeste tem 100%

25 Mar2021

Por Jbelmont às 12h24

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96,4%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (25). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 680.

Até o momento desta publicação são 13 leitos críticos (UTI) disponíveis e 350 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 60 disponíveis e 330 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 94,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 97,5%.

Deixe seu comentário

RN tem 106 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

25 Mar2021

Por Jbelmont às 12h21

Foto: Reprodução/Regula RN

O Rio Grande do Norte registra no início da tarde desta quinta-feira(25) 108 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h10, o estado tinha 13 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 60 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 17 dentro do dia; novos casos são 1.051

25 Mar2021

Por Jbelmont às 12h02

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (25). Foram mais 1.051 casos confirmados, totalizando 189.479. Até quarta-feira (24) eram 188.428 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.309 no total, sendo 17 mortes registradas nas últimas 24h, em Natal(08), além de Mossoró, Goianinha, Areia Branca, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, Santa Cruz, Jardim do Seridó e Guamaré.

A Sesap ainda registrou outros 43 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias, semanas ou meses anteriores. Até quarta-feira (24), eram contabilizados 4.249 mortos. Óbitos em investigação são 935.

Casos suspeitos somam 66.719 e descartados 401.679. Recuperados são 138.506.

Deixe seu comentário

Gasolina e diesel estão mais baratos nas refinarias a partir desta quinta-feira

25 Mar2021

Por Jbelmont às 10h14

Os preços do litro da gasolina e do óleo diesel ficam R$ 0,11 mais baratos a partir desta quinta-feira (25) nas refinarias da Petrobras. Com isso, o litro da gasolina está sendo vendido a R$ 2,59 para as distribuidoras (uma queda de 4,1%).

Já o óleo diesel está sendo comercializado nas refinarias pelo valor de R$ 2,75 por litro (uma queda de 3,8% no preço anterior).

A Petrobras ressalta que o valor do combustível para os consumidores finais ainda sofre a influência de tributos, da adição obrigatória dos biocombustíveis e da margem de lucro das distribuidoras e postos.

Agência Brasil

 

Deixe seu comentário

Pico de mortes diárias pode chegar a 5 mil até maio, diz pesquisa

25 Mar2021

Por Jbelmont às 07h53

RIO — Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) aponta que o Brasil pode chegar a um pico de cinco mil mortes por Covid-19 num único dia entre abril e início de maio. A projeção é do professor do Departamento de Estatística Márcio Watanabe com base na sazonalidade da doença.

Infográfico: Com 300 mil mortos por Covid-19, Brasil é epicentro mundial da pandemia

De acordo com Watanabe, doenças respiratórias, como a Covid-19 e a gripe, acontecem mais durante o outono e inverno por uma série de fatores. Entre eles, uma baixa de imunidade natural no corpo humano durante esse período, mudanças de comportamento humano e até o fato de ficarmos mais tempo em ambientes fechados.

Segundo o estudo, há evidências de que a sazonalidade afeta a transmissão da Covid-19 e que, por isso, a tendência é a de que as contaminações cresçam de março a maio em países do hemisfério sul, em particular no Brasil, e também em locais que seguem padrões sazonais semelhantes ao nosso, como Índia e Bangladesh:

— Aqui, o pico de óbitos será provavelmente em abril ou início de maio, com um valor estimado de até cinco mil óbitos diários. O valor real do pico dependerá da velocidade da vacinação nos próximos meses e das medidas de distanciamento adotadas — alerta Watanabe.

Segundo ele, o Brasil vê um aumento de casos desde o fim do ano passado por conta do relaxamento das medidas de distanciamento social. No entanto, explica Watanabe, a inflexão neste momento do começo do outono é ainda maior, justamente por conta da sazonalidade, o que ainda vai se acentuar.

— Outros países do hemisfério Sul já estão experimentando um aumento de casos recentemente, como Colômbia, Argentina, Uruguai e até o Chile, mesmo com a vacinação avançada — diz o pesquisador.

300 mil mortes por Covid-19: Veja onde foram notificados cada um desses óbitos, semana a semana, no Brasil

Enquanto isso, territórios do hemisfério norte, como Estados Unidos e nações europeias, devem passar por um platô alto de casos, mas uma menor tendência de aumento, segundo o pesquisador.

Watanabe afirma ainda que, para evitar o pico de casos, é preciso intensificar a vacinação e medidas de distanciamento social.

O GLOBO AQUI

Deixe seu comentário

RN registra 188.428 casos confirmados e 4.249 mortes por Covid-19

25 Mar2021

Por Jbelmont às 07h46

Boletim da Sesap destaca 11 óbitos ocorridos nas últimas 24 horas.
Por G1 RN

O Rio Grande do Norte tem 188.428 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Foram registradas 4.249 mortes provocadas pela doença no estado, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (24). Outros 918 óbitos estão sob investigação.

No comparativo com o boletim de terça-feira (23), são 40 mortes a mais, sendo 11 ocorridas nas últimas 24 horas em Natal (4), Mossoró (2), Serra negra do Norte (1), Santa Maria (1), São Paulo do Potengi (1), Janduís (1) e Santa Cruz (1).

Atualmente, 1.095 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 673 na rede pública e 422 na privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 90,6% na rede pública e continua em 100% na rede privada. Só nos leitos críticos, os internados são 603.

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Natal
O estado tem ainda 67.408 casos suspeitos da doença e outros 400.357 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 138.506, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 112.950.

A Sesap informa que 430.317 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 229.952 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 200.365 sorológicos.

Números do coronavírus no RN
188.428 casos confirmados
4.249 mortes
67.408 casos suspeitos
400.357 casos descartados
138.506 confirmados recuperados
RN tem 188.428 casos confirmados de Covid-19 — Foto: PMBV

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +